Palmeira-Pr - Colônia Cecília

Em 1890 o anarquista italiano Giovanni Rossi, fundou onde é hoje a cidade de Palmeira no Paraná, a Colônia Cecília, experiência libertária que durou apenas 4 anos, mas que está cravada profundamente na histórico anarquista mundial, relatada em vários e dispersos livros... Sites... Em filmes como "O Pão Negro" e "Cecícia"(longa franco-italiano) e até mesmo em peças de teatro como "Colônia Cecília - Um pouco de ideal e polenta" de Renata Palottini. Este relevante trecho histórico, às vezes desconhecido e outros incompreendido, chega também hoje em dia à orgulhar parte da comunidade de Palmeira, até mesmo e secretaria de cultura adotou o "a na bola" como símbolo do trajeto histórico-rural "Caminhos da Cecília" rota que recebeu a visita de pessoas do mundo afora em busca do resgate memorial da única experiência anarquista da América Latina. Também a Câmara Municipal de Palmeira instituiu o Dia e Semana Comemorativa à Colônia Cecília, inclusive incluindo no Calendário Escolar do Município. Durante a primeira visita que fiz à Palmeira em 2000, conheci o bar "Colônia Cecília - espaço anarco", na realidade era mais que isso, um verdadeiro empreendimento cultural que além de oferecer uma livraria anarquista, quadros e fotos da colônia... Abria espaço para músicos e artesãos da região. Lá pude encher a cara de cerveja e também com o famoso vinho colonial feito por descendentes da comuna anárquica. 

 Para chegar à Palmeira de Ctba, vá pela BR 376 (Ponta grossa) depois vire na 277 em direção á Irati... O Bar CCEA ficava na rua Santos Dumont nº400 e oferecia também pousada... A verdadeira História da Colônia cecília de Giovanni Rossi O Anarquismo No Sul: A Experiência Da Colônia Cecília


Comentários

  1. Belo Post! A Colônia Cecília é um marco na história deste país. Relembrá-la é sempre bom, pois é importante siscitar o que realmente representa o anarquismo, ao contrário do que sempre disse a grande mídia - especialista em deturpá-lo. Se cada professor desse país compreender realmente o espírito do que é o anarquismo, cara, já seria um passo e tanto. Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Se eu pudesse escolheria as piores palavras do mundo, as palavras que fazem menção as coisas mais nojentas, baixas e ridículas para descrever o assunto de hoje: A POBREZA DE ESPÍRITO.

    Não tenho orgulho nenhum de ter uma fazenda no meio de regiões com pessoas tão mau educadas, baixas, sem consciência ecológica, moral, ética e nenhuma cultura de vida. Não tem nada a oferecer além de sujeira, destruição, vandalismo e atos extremamentes pobres.

    Um ser que invade o que é particular, pior que isso... um ser que consegue tornar a maravilha que é a natureza em puro lixo não mereceria nem se quer ter o ar para respirar. Um dia este mesmo ser vai ver os seus filhos, ou sua geração, com problemas respiratórios, sem conhecer certas plantas, sem ter muito tempo de vida e sem se quer saber o que é água.

    Talvez todos estejamos um dia neste "barco sujo" por culpa de pessoas baixas como estas (povinho), mas o que me dá a paz é que fui bem educada, tenho conhecimento sobre o valor das coisas (principalmente da natureza), sei respeitar para ter respeito, sei cuidar do que tenho e mais que isso sei me informar e tenho consciência sobre o que é preciso ser feito.

    Pois é... eu tenho educação, tenho estudo e mais que isso: inteligência. Pois é com estas qualidades que o ser humano vai permitir que o mundo viva mais e que enquanto vivermos a natureza esteja do nosso lado e nos oferecendo o seu melhor, pois assim como eu muitas pessoas estarão lutando por ela.

    Graças a Deus existem muitas pessoas que têm esta inteligência, pois o que vc planta hoje vc colhe amanhã. Vamos tentar agir com a cabeça. Não dá para acreditar que tudo vai se reconstruir sozinho quando vc mais precisar. Não dá para esperar que sendo como estas pessoas baixas, da cidade de palmeira e região, vamos ser felizes, ou ter a consciência limpa, pois aqui se faz aqui se paga. Não se compra "rio enlatado", "mar", "selvas" e etc. é preciso preservar.

    O ser humano tem cada vez mais renegado sua origem, suas raízes. Não valoriza o que come, o que respira e o que bebe. Lembremos que um dia a natureza devolve do mesmo jeito que nós a tratamos. Depois que ocorrem a TSUNAMIS, FURACÕES, CHUVAS QUE ALAGAM E CALORES INFERNAIS só tenho uma coisa a dizer: pois é lamento, sinto muito mas não foi nada demais.

    O que me deixa mais infeliz é que em busca de cuidar cada vez mais da natureza a gente compra terras o máximo que puder, mas o fato de ser uma área PRIVADA não intimida mais. Sem falar na falta de poder total da prefeitura da cidade. O povo controla a cidade, os criminosos amedrontam os juízes e a gente fica no meio da muvuca. Graças a Deus tenho minha casa na capital para poder ver um pouco de atos civilizados. È tão estranho ter que aceitar que um povo do interior que tem o prazer de ter contato direto com a natureza, com ar puro NÃO VALORIZA NADA E AINDA DESTRÓI TUDO... e dai vc vem para o meio de uma cidade gigante que é Curitiba e só o fato de vc convidar alguém para ir para a fazenda faz os olhos brilharem e quando chegam lá nem se quer jogam um papel de bala no chão.

    COMO A EDUCAÇÃO FAZ DIFERENÇA NEH?!
    ESPERO QUE NEM TODOS TENHAM QUE PERDER PARA VALORIZAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheio de arrogância essas suas palavras. Deve ser terraplanista e bolsominion.

      Excluir
  3. O que tudo isso tem haver com a colônia Cecília mesmo ????

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica, procurei o bar mas não achei, parece q fechou e no lugar abriu a "dona catarina - comida caseira".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem ou conhece alguém que possa disponibilizar algo relacionado AO MOVIMENTO PUNK DE CURITIBA NOS ANOS 90, pense na possibilidade de contribuir.
Se tiver algo em seu acervo e quiser compartilhar, entre em contato no email impregnantes@gmail.com

Stay Rebel, Stay Punk!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *